terça-feira, 23 de junho de 2015

Razões para o início

Este blog destina-se ao cumprimento da avaliação da disciplina Comunicação via WEB da Pós Graduação Educação e Tecnologia da Universidade Veiga de Almeida – Prof. Samantha Vrabl.

Me aventurei nesta Pós em Educação e Tecnologia. Duas áreas distantes da minha formação porque são disciplinas que me fascinam.

Estar em sala de aula é um privilégio, me estimula a aprender e o convívio com os alunos me renova. Mas estava na hora de "aprender a aprender" para conseguir ensinar melhor.

Eu precisava acompanhar estas ferramentas tecnológicas para poder dialogar com os meus alunos.

Sou da época dos cartões perfurados, dos computadores pessoais 286, da plataforma DOS.
Hoje a maioria dos meus alunos é multitarefa: assistem às aulas conectados, pesquisam na internet o conteúdo e vivem no “zapzap”, facebook, fazem trabalho no Google Doc e no Hangouts ... quando o tema é importante tiram foto do quadro com o celular sem qualquer cerimônia...
Então tornou-se imprescindível acompanhar as novidades e aprender a utilizar estas ferramentas para as minhas aulas.

E cá estou eu tendo que gravar um podcast e criar um blog.
Resolvi então aproveitar o blog para falar do que mais gosto: viagens de lazer.
Assim, a medida do possível, vou inserindo aqui minhas aventuras.

Dizem que a alma só envelhece se você permitir!
Obrigada Samantha Vrabl!
Desafio dado, desafio aceito!
Pronta para alçar voo!

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post para iniciar o blog!!! Tenho pensado muito sobre essa coisa da multitarefa, venho lendo muito a respeito. Aproveito para compartilhar com você um texto/vídeo do Dan Harris, jornalista da rede ABC nos EUA. Segundo Harris, "Neurologicamente é impossível realizarmos mais de uma coisa ao mesmo tempo. [...] O que chamamos de multitarefa consiste na má realização de várias coisas". O que você acha? Vamos começar a observar nossos alunos multitarefeiros e tentar avaliar a qualidade das tarefas que eles executam ao mesmo tempo?
    Abração e sucesso com o blog!!! Ficou show!

    http://bigthink.com/videos/dan-harris-its-impossible-to-multitask

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio creio também que para conseguirmos fazer as coisas de forma perfeita precisamos faze-las uma de cada vez. O que popularizamos chamar de multitarefa é, na verdade, uma alternância de tarefas: você começa uma coisa, pula pra outra, abre uma nova, retorna à primeira e assim vai. No caso dos jovens a pressa ao buscar estar conectado e "up-to-date" com o mundo tornam-os inquietos e, algumas vezes, sem um objetivo definido. Vou assistir ao vídeo sugerido Obrigada!

      Excluir
  3. Que bacana seu início Maria Aparecida, também sou de tempos bem remotos e de bem menos tecnologias.. rs Mas acredito que o mais interessante seja essa nossa reciclagem, essa necessidade de estar atualizada e conectada para fazer bem nossos trabalhos..
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana é assim mesmo! Se ficarmos paralisados e medrosos "perdemos o trem" e ficamos para trás. Obrigada!

      Excluir
  4. Parabéns Maria! o Blog ficou bem legal, adorei sua forma de começá-lo! Bom ver que voc~e evoluiu junto com os computadores e arriscou essa nova ferramenta! :D

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria Aparecida!!
    Parabéns pelo seu blog! Ficou muito legal! Gostei da apresentação e do seu tema: viagens. Também adoro!!
    Adaptar-se às novas tecnologias é uma ótima atitude, acredito que todos nós teremos que fazer isso cada vez mais e com mais rapidez nos próximos anos, os avanços e as novidades são muitos e muito rápidos. Haja fôlego para acompanhar!
    Parabéns, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog, Maria Aparecida. Também estou fazendo o curso para me familiarizar mais com o mundo digital.

    Que você possa curtir muito essa experiência e ser muito feliz com o seu blog.

    Adorei o recurso da pesquisa. Como você o inseriu? Abs. Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Luciano no blogger vá em layout, clique em adicionar um Gadget e depois escolha a opção votação :D

      Excluir
  7. KKKK!!!! Somos, Aparecida!!! Vc e eu somos do tempo dos "cartões perfurados"!!! E o zapzap, hein??? O excesso irrita, não é?

    Adorei o blog!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk irrita sim Elci, mas vale como um grande exercício de paciência! :P

      Excluir